psicólogo abordagem atuação setting contato

| abordagem

Segue os ditames da abordagem Analítico-Comportamental cuja terapia se dá sob as bases dos princípios e conceitos do Behaviorismo Radical e da Análise Funcional do Comportamento. Tem como foco analítico observar e discutir com o paciente as relações de causa e efeito, ação e reação entre seus pensamentos e comportamentos e os resultados e suas consequências no ambiente no qual está direta ou indiretamente inserido.

O paciente é o elemento ativo na relação terapêutica e, nesse processo terapêutico, este acaba por se perceber como agente e reagente em seu próprio meio ambiente, descobrindo novas formas de pensamentos (não distorcidos à realidade) e diferentes comportamentos adaptativos, tudo a partir da conscientização das consequências e resultados de suas próprias formas de pensar e comportar.

“Tudo que aprendi, aprendi por mim mesmo.”
(Homero)

O objetivo principal é fazer com que o paciente aprenda a discriminar quais pensamentos e quais comportamentos dão causa às consequências e resultados negativos, bem como os que dão causa às consequências e resultados positivos, buscando, por fim, um viver cada vez melhor em todos os aspectos da vida.

O paciente nessa abordagem aprende, inevitavelmente, manter a consciência sobre seus pensamentos e comportamentos e, por conseguinte, melhor entendimento dos resultados e consequências, medindo-os de forma a adaptar-se a cada nova contingência adversa no dia a dia.


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
clínica psicológica maurício lucarelli - largo das andorinhas, 19 - condomínio moysés lucarelli, sala 21 - campinas / são paulo - mauricio@lucarelli.com.br
.